26 março 2009

Andy Warhol e a Pop Art




A Pop Art ( de "popular art" - arte popular) surgiu nos anos 50 na Inglaterra. Não é uma arte feita pelo povo, mas para o povo, ou seja, de massa. Tem tudo a ver com a cultura dos Estados Unidos e do pós-guerra, como a massificação das formas estéticas, voltadas para o consumo. E foi nos EUA que esta corrente artística se tornou mais expressivas com artistas como Andy Warhol.











Esta é uma das obras mais famosas da Pop Art, de Andy Warhol e tem a figura multiplicada da super star Marilyn Monroe. Ela caiu alguns anos atrás no vestibular da Fuvest como tema de redação! Junto com a foto estava esta frase do filósofo Adorno: "em certas pessoas já é um descaramento dizer eu". Qual era o tema da redação então? Discutir a formação da identidade num mundo massificado pelo consumo, que faz com que todas as pessoas tenham a mesma cara, os mesmos gostos, mesmas opiniões...

Um comentário:

  1. A criação de fato se converteu em cópia, o que somos além de protótipos em séries? Como construir uma geração com a herança do terror da guerra do consumismo? Lutamos sem rumo pela propaganda da TV, somos massificados pela elite que detêm o poder da informação, e acreditamos que essa é a única atmosfera existente.As raízes do Dadaísmo e a propagação da Pop Art, transformou as tragédias da humanidade signos expressivamente irônicos, como o homem pode mutilar centenas de vidas e não caracterizar suas ações como algo sem sentido? Qual é o sentido da matéria humana ser vendida, consumida e comprada? É a mesma essência que devemos analisar um movimento artístico de grande impacto social, pois se ser igual é ser normal qual será o fim da humanidade?

    ResponderExcluir